Até Eu Te Possuir – Soraya Abuchaim

2
984

Johanna Dorne é uma mulher de 41 anos, que perdeu seus pais quando ainda era muito jovem. Com sua vida marcada por grandes perdas ela viveu evitando contato com outras pessoas, pois acreditava que carregava com ela uma maldição. Esse pensamento de Johanna era devido todas as pessoas na qual ela se envolveu morrerem misteriosamente, sendo essas pessoas amigos ou namorados. Desde então ela se fechou e resolveu viver sua vida sozinha e solitária.

                  Uma jovem cheia de vida, popular e com um futuro brilhante pela frente, assim era Johanna a espera de sua tão sonhada festa de 13 anos. A primeira tragédia vivenciada por ela aconteceu durante sua festa, onde a mesma sofre um abuso pelo seu tio Fred, não querendo chamar a atenção e nem querer fazer um escândalo ela decide voltar à festa e contar somente no dia seguinte para sua mãe. Uma das grandes decepções de Johanna acontece quando ela relata a sua mãe o que aconteceu e a mesma não acredita na filha; nesse momento a relação de amor e confiança que existia entre ambas é quebrada. Após alguns anos o pai de morre e durante o velório do mesmo, ela presencia algo no qual explica a postura que sua mãe teve quando ela revelou o abuso sofrido pelo seu tio. Após essa descoberta ela decide que não irá morar mais com sua mãe, e durante o velório mesmo sua tia Pietra leva-a para morar com ela.  A relação de amor e cumplicidade entre Johanna e sua tia Pietra é o seu verdadeiro porto seguro, porém mais uma vez ela vê seu mundo desabar e sem saída decide ir embora para cidade grande.

                 Em busca de emprego Johanna consegue uma vaga de bibliotecária e passa a viver num apartamento alugado sua vida solitária entre livros, vinhos e sopas. Johanna passa vários momentos questionando-se sobre sua solidão com lembranças dos conselhos dado pelo seu terapeuta Dr. Alberto, no qual sempre dizia a mesma que tudo que ela passou foram coincidências da vida e não maldição como ela mesma definia. A vida solitária de Johanna começa a mudar quando ela conhece o atraente e misterioso contador Michel Brum, no momento em que o carro dela fica sem bateria. Tentando se livrar da solidão ela decide se arriscar a viver e dar uma nova chance de se relacionar com alguém. Michel aparece como a sua última chance ser feliz, mas com o tempo e seu comportamento Johanna descobre que na verdade ele mantém um segredo sombrio que mudará a vida de ambos e trará grandes conseqüências nas quais Johanna não tinha noção de que poderia acontecer um dia.

                 Agora por ironia do destino onde Johanna pensou várias vezes em suicídio, ela precisa tomar uma grande decisão se quiser continuar viva. Com sua decisão de manter-se viva, ela passar a planejar uma maneira de livrar-se de todo o mal do seu passado;  seguir em frente  e finalmente poder viver sua vida sem causar nenhum mal a quem possa ser aproximar delas.

                 O livro Até Eu Te Possuir nos apresenta um suspense nacional narrativo, muito bem escrito, onde intercala os capítulos entre o passado e o presente, a capa representa bem a personagem e sua solidão, achei muito interessante o destaque para o alerta sobre relacionamentos abusivos para as mulheres; onde se deixam levar por algumas atitudes achando que isso é uma forma de “amor ou cuidado” por parte do companheiro. É um livro com um suspense surpreendente, que te prende nas páginas e te faz querer terminar logo e saber o desenrolar da história, porém em minha opinião o livro deveria ter mais um capítulo nos mostrando como Johanna seguiu sua vida. Para quem gosta de um suspense bem escrito, com uma história bem desenvolvida, esse livro nacional é uma excelente leitura.

Resenha de Vânia Regina, resenhista do Arca Literária

2 Comentários

  1. O livro parece otimo, querendo já o ler… Tbm estou curiosa pelo que acontece com a Johanna. Linda a resenha viu parabens, bjs

  2. Oi Vânia,
    Parece um livro bem interessante, e fiquei curioso para saber o que de tão ruim acontece na vida de Johanna. Parabéns pela resenha.
    bjs

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here