Dica de Leitura: As garotas da fábrica. Editora Intrínseca

0
704

As garotas da fábrica, Da aldeia à cidade, numa China em transformação.
Leslie T. Chang. Editora Intrínseca. 16x23cm  376pp

“O livro notável de 2008 do New York Times.

Um dos melhores livros de não ficção do ano na Time.

Um dos melhors livros do ano no Washington Post.

Melhor livro de não ficção no San Francisco Chronicle.

Melhor livro de negócios na Business Week”

A jornalista Leslie T. Chang, correspondente do The Wall Street Journal em Pequim e descendente de chineses, organizou uma bem elaborada e elucidativa pesquisa sobre os jovens migrantes, na maioria mulheres, que se aventuram nas cidades onde se concentram as mais variadas fábricas que produzem eletrônicos, peças de vestuário, entre tantas outras coisas, para todo o mundo, como tênis, vídeo game, TVs, etc.

Enquanto traça o crescimento da China, descobre suas origens e apresenta fatos históricos e marcantes deste enorme país, tão contraditório e surpreendente, enquanto produzem material de última geração, por exemplo, algumas regiões vivem em total pobreza.

“Só posso contar comigo mesma”. Esta era a afirmação mais ouvida por Leslie quando fazia reportagens sobre as trabalhadoras das fábricas da cidade de Dongguan, região industrial do sul da China. As garotas da fábrica, é o resultado de 3 anos de investigação sobre as relações profissionais e interpessoais das operárias chinesas, um retrato social e humano de alcance global.

“A cidade não lhe oferece uma vida fácil. A remuneração pelo trabalho duro é baixa, muitas vezes mais baixa que o salário mínimo oficial (…). A jornada de trabalho, muitas vezes se estende além do limite legal de 49 horas por semana (…). Deixar a terra natal para trabalhar numa fábrica é a coisa mais difícil que fizeram. E também é uma aventura. O que osmmantém na cidade não é o medo, mas o orgulho: uma volta precoce para casa seria reconhecer a derrota, Ir embora para ficar – chuq- é mudar o próprio destino.”

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here