Almanaque das Guerras – Sérgio Pereira Couto

0
514

    Um livro indispensável para entender os mais significativos conflitos armados de todos os tempos e conhecer ainda as principais inovações tecnológicas que estavam presentes em cada um deles.

       Em Almanaque das Guerras, Sérgio Pereira Couto, nos conduz pelos bastidores dos grandes conflitos mundiais da história da humanidade.

      Desde que o homem primitivo começou a ter desentendimentos com seus semelhantes, por vários motivos, percebeu o poder que tinha em mãos. Decidiu então, utilizar essa força.

      Divergências entre chefes de tribos acabaram evoluindo para guerras entre nações. Essas divergências ocorrem até hoje, transformando-se em razões e justificativas para as guerras e podem ser de ordem social, política, econômica, cultural, territorial, religiosa, ideológica ou étnica.    Porém, a diferença é que, com o passar dos anos, os adversários utilizam muito da tecnologia moderna para provocar uma quantidade cada vez maior de destruição, para com isso, impor o seu poder. E é sob este aspecto, que o escritor objetiva analisar a “arte” da guerra.

      Almanaque das Guerras, traz um panorama da história remota e recente, revelando o papel trágico, mas decisivo dos conflitos bélicos no destino das sociedades humanas.

      O livro combina análises das principais guerras e de suas batalhas mais significativas. Batalhas estas, que derrubaram impérios, travaram invasões, fizeram triunfar revoluções e forjaram a história da humanidade tal qual a conhecemos. Destacando estratégias, táticas e os padrões adotados pelos exércitos, até os intrincados relacionamentos entre as nações, o surgimento das grandes guerras mundiais, a corrida armamentista, a influência tecnológica e as recentes mudanças no painel político e geográfico do planeta.

      Algumas batalhas foram ganhas pela superioridade militar, armamentos e números de combatentes. Outras vitórias foram conquistadas graças a uma absoluta recusa em render-se diante das chances devastadoras do oponente. Em muitas delas, as estratégias, as manobras, as táticas aliadas a uma força motivacional extraordinária, foram decisivas nos resultados.

      Este livro relata todas as variedades de campanhas militares. Todas as grandes batalhas descritas neste livro, foram importantes, e se qualquer uma delas tivesse tido um final diferente, teria com certeza, mudado o curso da história da humanidade.

      O livro está organizado cronologicamente e inclui dezenas de fotografias e ilustrações.

      Um livro indispensável para todos os apaixonados pela história do homem.

Fabiana Strehlow, resenhista do Arca Literária e do blog Expressões

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here