Alberto Valença Lima

1
741

Biografia: Nascido em Olinda e é filho do  professor e militar Antonio Duarte Lima e da funcionária do INSS Maria Olívia Valença Lima, pessoas iluminadas e cheias de qualidades. Ambos já falecidos. Todos de quem eles se aproximavam os adoravam. Alberto casou-se duas vezes e, do primeiro casamento teve um casal de filhos – Gustavo e Cynthia. Concluiu quatro cursos universitários, duas especializações e um mestrado. Graduou-se em Licenciatura em Física pela UFPE em 1973, em Bacharelado em Psicologia e Psicologia Escolar em 1980 pela UNICAP-PE e em Direito em 1999 também pela UNICAP-PE. Especlalizou-se em Educação pela FGV e no Novo Código Civil pela UFPE. Concluiu o Mestrado em Ensino de Ciências em 2012 pela UFRPE. Desde pequeno sempre gostou de escrever. Inicialmente, influenciado pelo livro O diário de Dany, começou a escrever um diário. Depois começou a escrever cartas. Se correspondeu com dezenas de mulheres ao longo da vida. Eram cartas de amor, de atualizações de acontecimentos, sobre filmes, livros, etc. Em 2006 criou o blog Verdades de um Ser que, inicialmente abrigava apenas seus devaneios e, gradativamente, passou a incorporar vários outros temas como resenhas de livros e de filmes, poemas e contos que passou a escrever e algumas dicas de português. Em 2014 publicou uma de suas poesias em uma antologia e, este ano, publicou 15 de seus poemas alem de uma carta a uma ex-namorada no livro intitulado Palavra é Arte – Poesia, junto com outros 9 autores.


Sinopse: Coletânea de poesias de diversos autores que fazem da poesia uma forma de comunicação com o mundo. ‘A´poesia tem uma estreita relação com a arte e, essencialmente com a beleza. Ela é, em si, a síntese de todas as demais manifestações de ordem estética ou comunicativa. Sem ela de que nos serviria a pintura, a escultura, a música, a dança?’ Alberto Valença Lima publicou em 2014 um poema de sua autoria numa antologia e, desde a infância, gostou de escrever. É poeta e escritor no Recanto das Letras e tem um blog chamado Verdades de um Ser desde 2006, onde escreve sobre literatura, cinema, música e outros assuntos do cotidiano. Nesta coletânea ele publica 15 de seus poemas e uma carta escrita para uma ex namorada. Os poemas são de assuntos variados.

A coletânea de poemas reúne 10 poetas e poetisas de diversos lugares do Brasil. Os poemas são de temas variados e exprimem os sentimentos de cada um. Gilberto Martins e Carmen Sestari são os editores. Usando as palavras do escritor paulistano André Carlos Salzano Mazini, “Poesia é um texto em que o significante não existe meramente a serviço do significado, onde significante e significado funcionam juntos; e onde é este conjunto que provoca sentimentos, impressões, emoções ou reflexões.”
Para os editores, “fazer poesia é garimpar em terreno pedregoso, repleto de seixos ou, às vezes, de abundante oferta.
O poeta é, portanto, garimpeiro das palavras e lapidador ao mesmo tempo.”

Adquira este livro no Site Oficial do Autor, Blog Verdades de um Ser, Google Plus

Mais informações no: Skoob, Facebook, Wattpad

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here