A Sombra do passado – Helena Solon

0
607

O livro A Sombra do Passado narra a história de Larissa, uma jovem de dezenove anos que trabalha desde os quatorze anos como empregada doméstica na casa de Mágda –Dentista- e Dr.Afonso-médico.

A Autora Helena Solon iniciou a trama de forma curiosa: através de um diálogo entre a jovem Larissa e a filha adulta do casal (que a emprega como doméstica), Marina, conhecemos um pouco mais sobre as jovens e também da dinâmica do relacionamento de pais de Marina e somos apresentados aos outros personagens que surgem inicialmente na trama: Conceição (a tia de Larissa), Sergio ( marido de Marina),Alonso (irmão de Marina) .

Assim, descobrimos que Dona Mágda sofre com a obesidade e isso tem interferido bastante em seu relacionamento conjugal, provocando nela baixa estima e o circulo vicioso típico: quanto mais ela sente-se mal, mais utiliza a comida como fator de compensação. O aumento da ingestão de calorias aumenta o peso, que piora o problema.

Penso que foi bastante oportuno quando a autora Helena Solon aborda esse tema tão atual quanto controverso, quando muitos parceiros –especialmente os cônjuges- não aceitam que seus maridos ou mulheres podem ser obesos por motivos de saúde e passam a evitá-los,procurando outras pessoas para o relacionamento.

Essa rejeição social à doença obesidade, o bullying praticado pela própria família contra obesos chama-se gordofobia.

Embora o tema não seja aprofundado na trama, é bastante interessante destacá-lo.

Aliás, é a falta de interesse pela esposa que Afonso alega para começar a beber e se isolar, o que acaba originando brigas frequentes entre o casal.

Então, a própria Larissa resolve tomar uma atitude para ajudar a sua patroa e amiga Magda: a faz entrar numa dieta. Infelizmente, a solução parece não resolver as brigas de seus patrões.

Além de Marina, conhecemos o genro de Mágda, Sérgio e o outro filho do casal, Alonso-que no inicio da trama casado e mora com a mulher e filhos na região Sul do país,

Larissa foi criada por Conceição, sua tia, que a acolheu quando os pais da menina morreram num acidente.

Foi por intermédio da amiga de sua tia que a jovem conseguiu aquele emprego e graças à Magda, ela pode concluir o ensino médio e sonha em permanecer estudando. O sonho de Larissa era fazer Direito, como Marina.

A situação se complica quando O Médico Afonso violenta a jovem Larissa quando entra Bêbado, no quarto de empregada e a violenta sexualmente.

Logo depois Larissa percebe que está gravida e, apesar de Marina ter conseguido na justiça o direito dela em abortar, Larissa não o faz e assim nasce o pequeno Pedro.

Quando Mágda descobre finalmente o que aconteceu ela passa mal e é hospitalizada, preocupando a todos.

Alonso, ao se separar da mulher, acaba se envolvendo afetivamente com Larissa, mas o fato da jovem perdoar o antigo patrão quando este está à beira da morte-vítima de um AVC- levando o filho dela para o médico conhecer antes de morrer, deixa Alonso bastante incomodado e o principio de namoro começa a desmoronar.

Algum tempo depois, já afastada de Alonso, que mostou-se um homem incapaz de compreender Larissa, ela conhece Kaio, por quem se apaixona e esse amor é retribuído até que, e de uma forma abrupta, Kaio descobre sobre o que acontecera e confunde tudo, chegando a acreditar que Larissa era amante do patrão.

O relacionamento deles será capaz de superar A Sombra do Passado de Larissa?

Esse é um enredo deste chic-lit romântico que fala sobre as razões do coração, o poder do perdão e do amor.

São 183 páginas de muitas descobertas para Larissa, conhecendo suas vitórias e crescimento pessoal e a sua  busca incessante pelo verdadeiro amor.

A personagem Larissa foi construída a partir de um perfil baseado na ação, na resolução  rápida de problemas e ainda assim,capaz de perdoar seu agressor.

Leitura leve, rápida e agradável, desperta horas de agradável entretenimento no leitor, além de conduzir uma breve reflexão sobre a forma como Larissa foi capaz de conduzir sua vida após sofrer tantas desventuras.

signature

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here