A Senhora do Caos – A Viajante e o Dragão – Walquiria F Endlich

2
1010

O livro de fantasia A senhora do Caos-A viajante e o dragão de w f Endlich narra as aventuras de Joice em dois mundos diferentes: A Terra e Daran. Em seguida conhecemos a jovem Kilayra, princesa de Montherram. Como esses universos e a história dessas heroínas se entrelaçam é o mistério desse apaixonante livro de fantasia.

Brasil, interior de SP, época atual. Joice é uma jovem de 17 anos que no inicio da trama está se preparando para ir para a escola, em sua última semana do Ensino Médio. Preparando-se para frequentar a faculdade Unicamp, ela é amiga de Vivi e Rodrigo; essa amizade, entretanto, em pouco tempo sofrerá um abalo.

Filha de Raquel e Pedro, a jovem está vivenciando um drama particular: seu pai sumiu e, como não havia tido nenhum contato de sequestradores, a polícia entendeu que ele estivesse desaparecido.

A mãe dela está desolada e o clima familiar é dos piores. Ao chegar à escola ela se depara com uma simulação de incêndio que logo se revela uma cena inusitada: um incêndio real coloca em risco a vida de Vivi e Rodrigo e ao tentar protegê-los sente uma forte queimadura nas mãos.

Acordou tempos depois no hospital sem entender direito o que acontecera.

 Durante seu período de internação no hospital Joice se recorda de histórias de quando era pequena e que sua avó lhe contava histórias de um grande livro na biblioteca de casa, que narrava às aventuras de um reino muito distante, onde existia uma bruxa boa, num mundo onde a magia, princesas e dragões existiam.

  Nessa história, havia uma princesa recém-nascida que precisava de um nome e a serva da rainha sugerira o nome kilayra- uma princesa valente e amada pelo seu povo. O que a rainha desconhecia é que não existia ainda uma princesa com aquele nome… E que o desejo da serva teria a força de uma profecia: a princesa cresceria valente e muito corajosa.

 Quando Joyce finalmente sai do hospital, ela retoma aos poucos sua rotina. Pensa em como reatar a amizade esgarçada com vivi graças a uma crise de ciúme provocado por ter flagrado a amiga e Rodrigo –sua paixão não declarada- numa atitude no minimo suspeita no dia do incêndio da escola.

Joyce vao se matricular na faculdade e adormece no parque sem preceber. Ao acordar escuta vozes estranhas que falam num dialeto que nunca ouvira.

De repente assopram um pó mágico sobre ela- o pó tradutor- e Joice, estarrrecida, se vê fazendo parte do universo das histórias que sua avó lhe contara, as mesmas histórias que se recordara no hospital! Como isso era possível?

Perplexa, ela é levada para o castelo e quem ela reencontra lá? Seu pai! Abraça aliviada até que ele gentilmente diz que seu nome é rei Petrus, irmão gêmeo de seu pai Pedro, que havia sido sequestrado sim, mas não agora e sim há muitos anos, por uma bruxa que o levara para a Terra, um mundo paralelo de Daran. Vários portais que ligavam por séculos os dois mundos foram fechados e agora restava o último portal-o portal dos humanos que deveria ter sido fechado para sempre, mas…

Um momento!Como assim a sua doce vó era uma bruxa? E seu pai nunca tivera um irmão! O que estava acontecendo?

 Joyce estava completamente confusa!De repente ela estava imersa numa história fantástica que pensou serem páginas de um livro antigo e sem a menor chance de retornarà sua realidade, ao seu mundo.

Ainda sem entender o que acontecia, aos poucos, porém, Joyce se vê quase obrigada a reagir e aceita, mesmo que a contragosto, sua nova realidade que ela não teria porque voltar para a Terra.

Joyce aos poucos começa a se acostumar com a situação que se encontra e por ordem de seu tio, começa a desenvolver sua magia com aulas com o mago Erycles.

E então a história de Joyce e Kilaya se entrelaça definitivamente, especialmente quando Joyce, durante o torneio de escolha do chefe da guarda, parte em busca do resgate da princesa, levada nas garras do dragão.

O livro A senhora do caos- A Viajante e o dragão é um romance de fantasia infantojuvenil que reúne elementos de magia, valentia e romance.

A capa com a ilustração extendida-desenho que ocupa a capa e a contracapa numa ilustração única- é belíssima e já deixa claro o tema mágico do livro, com a jovem com roupa de couro,o dragão ao fundo e um medalhão especial, muito importante no livro.

O livro é grande-são 450 páginas num volume um pouco maior que o habitual. Porém, a escrita fluída, leve, com uma história coesa e com profundas reflexões que acrescentam uma mensagem bastante positiva ao jovem leitor, sobre responsabilidade e a formação de valores-torna a leitura muito agradável para todas as idades.

No final do livro há um glossário com colocações que facilitam o entendimento da história com definições importantes sobre algumas palavras e explicações úteis para perfeita compreensão da trama. Além disso, há um mapa detalhando do reino mágico.

Um livro maravilhoso, primeiro volume de uma serie, para jovens e também adultos que se encantarão com a magia e a aventura das páginas de A senhora e o Caos-A viajante e o dragão!

Resenha de Michelle Louise Paranhos, resenhista do Arca Literária

2 Comentários

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here