A Razão de todo meu ser – Luciana Ramos

1
863

Ter tido a oportunidade de conhecer o livro Cante para Mim no ano passado (2015) foi uma das maiores surpresas literárias que tive em minha vida. Que livro lindo! E olha que já li centenas e centenas de romances.

Então, há pouco menos de quinze dias, agora em 2016, pude finalmente ter acesso ao manuscrito do primeiro livro da Trilogia Amores Eternos: A Razão de Todo Meu Amor. E foi uma paixão instantânea.
Este livro narra a história do filho do casal Lucca e Eva (Cante para Mim), o Arthur Baroni. O que dizer desse mocinho?

Arthur é um homem verdadeiro, sensível e intenso. Ele realmente sabe o que quer e corre atrás de tudo que quer. Quando conhece a australiana Susan Miller em Sidney, ele fica completamente apaixonado. Vemos esse encontro no epílogo do livro Cante para Mim na visão do mocinho e no capítulo 12 do livro A Razão – como flashback – na visão da mocinha.

Anos depois, reencontros acontecem em Londres e Atlanta. Mas aí os desencontros acabam com o coração do pobre Arthur. E isso se repete em alguns momentos no decorrer do romance por dois motivos: o primeiro é o distanciamento emocional que a mocinha Susan procura ter do lindo e sedutor Arthur – o segundo é o aparecimento de um personagem que surge na vida da Susan: um assassino extremamente perigoso.
Susan Miller é uma criatura de excelente caráter, mas cheia de medos e traumas. Como jornalista de sucesso da CNN, se vê diante de um homem que a persegue. E é nesse momento que ela resolve procurar o Arthur em São Paulo. Ele é um rico produtor musical que procura proteger a mulher que ele nunca conseguiu tirar da cabeça. E é aí que tudo começa.

Arthur Baroni é um dos homens mais fascinantes do mundo literário que tive o prazer de conhecer. Ele me impressionou por ser tão verdadeiro, íntegro, bom filho, educado, sensível, protetor, intenso, de muita fé e pra lá de gostoso. É assim que vejo esse homem tão incrível. Ele não mede esforços para tentar baixar a guarda que Susan arma em torno de si mesma.

Após um acontecimento muito doloroso, lá pelo meio do livro, o Arthur muda completamente, ficando frio, grosseiro e meio que perde sua fé em Deus. E essa é a característica dele que mais faz me lembrar de seu pai, o Lucca Baroni: homens amargurados por tragédias pessoais.

E o que dizer de Susan? No início, ficamos meio sem entendê-la. Como uma mulher em seu pleno juízo se nega a ter um relacionamento sério como um homem como Arthur Baroni? Ela é muito medrosa, embora tenha uma personalidade bem forte. Nos capítulos finais, descobrimos o porquê dessa moça agir da forma que age. E aí criamos uma estrondosa empatia por ela e pelas dores que ela teve que enfrentar.

O final dessa história é muito tocante (me emocionei em várias partes da narrativa). O último capítulo e o epílogo trazem uma grande lição de vida. Amei esse romance! Se você gosta de ler enredos que focam na importância da família, das amizades, do amor (entre pais e filhos e entre casais) e das superações que as pessoas precisam enfrentar para amadurecer e alcançar uma paz interior, você precisa ler este livro. Ah, e tem também umas ceninhas eróticas muito quentes. Arthur Baroni é gostoso demais! Que homem! Eu já falei isso não é? :- )

Quanto aos personagens secundários, é muito bonito ver a relação dos pais do Arthur (Lucca e Eva) e de como eles se amam, mas destaco aqui a sobrinha dele, a jovem Analu (filha da Bia, que aprendemos a amar no livro Cante para Mim). O livro também nos apresenta rapidamente o casal do livro 2, o Gael e a Elisa, e já ficamos com vontade de conhecê-los mais a fundo. Também conhecemos a bondosa Vitória (protagonista do livro que vai finalizar a Trilogia ao lado do lindo advogado Tony, segundo já soube). Esses quatro prometem nos trazer fortes emoções. Mas friso que a autora não dá destaque aos dois casais. Acho que eles serão melhor desenvolvidos posteriormente.

Assim como o romance que inspirou essa Trilogia (Cante para Mim), A Razão de Todo Meu Amor é um livro longo. Mas não é enfadonho ou cansativo. Não dá vontade de parar de ler. E o que mais amo nos livros dessa autora é como ela consegue unir literatura e música num casamento tão perfeito. A trilha sonora deste livro é simplesmente fantástica, onde ela destaca um pequeno trecho de uma música no início de cada novo capítulo. Enfim, essa é uma história que precisa ser lida. Sou uma grande fã de Luciana Ramos. Ela é uma escritora que tem muito potencial e escreve com o coração. Adoro a forma como ela apresenta os personagens (pessoas comuns, com seus problemas e com suas limitações).

Não tenho mais palavras para descrever o quanto amei essa leitura e de como esses personagens já me fazem falta.

Se eu recomendo essa leitura? Recomendo com direito a cinco estrelas e um milhão de lágrimas. Parabéns Lu.
Resenha de Priscila Rocha

(resenha disponibilizada pela autora para fins de divulgação)

Adquira o ebook através do site do Amazon, ou leia gratuitamente no Kindle Unlimited. Se preferir o livro físico basta entrar em contato com a autora através de seu Site Oficial

Um comentário

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here