A Queda de Dilma – Os Bastidores do Impeachment da Presidente Que Desprezou As Lições Políticas de Maquiavel – Ricardo Westin

4
1456

Esse livro foi uma grata surpresa, confesso que imaginei que não seria uma leitura fácil, pensei que por envolver política (e diante de todos os acontecimentos que estamos observando na política brasileira) poderia mostrar-se em alguns momentos, uma leitura amarrada, cansativa, mas não foi isso que aconteceu.

 Fiquei surpresa logo nas primeiras páginas, trata-se de um livro bastante explicativo e que não demonstra parcialidade por parte do autor, se ocorre, não é algo que fica demonstrado no livro. Ricardo Westin não escreveu um livro para avacalhar a personagem principal, (que acredito eu, despensa apresentações), ele trouxe um livro inteligente e de forma simples e direta nos apresentou a jornada da ex presidente desde que assumiu o seu primeiro mandato.

 Quem nunca ouviu falar de O príncipe de Maquiavel? Pois é, de forma muito inteligente e nada tediante, Westin fez uma ponte entre a obra de Maquiavel e a trajetória da ex presidente durante os seus cinco anos de mandato. Westin apresentou algumas situações, atitudes e realizou comparações com os ensinamentos de Maquiavel em sua mais famosa obra.

 A obra de Maquiavel é composta por conselhos e orientações para aqueles que ocupam cargos políticos, servindo de orientação sobre atitudes, decisões e comportamentos para que chefes políticos consigam governar com eficiência e eficácia política. Acredito que o intuito do autor foi clarear a mente das pessoas sobre alguns dos motivos que fizeram com que a presidente Dilma perdesse o seu posto. A cada capítulo ele nos apresenta um ensinamento e nos mostra que a ex presidente agiu de forma contrária, seguindo direto para o abismo.

 Gostei muito desse livro, é direto, explicativo, nos faz entender um pouco mais toda essa loucura que a política brasileira se tornou, pois, além da ex presidente Dilma, conhecemos um pouco mais sobre as estratégias de outros personagens que foram nomes fortes nesse processo de impeachment, como o Eduardo Cunha e o Aecio Neves. Conseguimos compreender um pouco mais as estratégias de cada um e como a falta de atenção aos acontecimentos e conselhos, e a falta de cuidado na utilização do poder que lhe foi concedido, levaram a governante ao declínio.

 Achei essa obra muito interessante por que o foco é exclusivamente as ações adotadas não somente pela ex presidente, mas também por seus mais fortes opositores e também os seus aliados e que culminaram na queda da até então presidente da república. O autor destaca como as atitudes da ex presidente se desencontraram dos ensinamentos de Maquiavel e como tais atitudes culminaram na sua derrocada final, além de nos fazer entender os motivos de alguns personagens que até o pedido de impeachment eram de certa forma desconhecidos da maioria da população e que eram tidos como meros coadjuvantes até mesmo pela própria Dilma e que com o passar dos tempos mostraram-se grandes estrategistas e com pensamentos muito à frente da própria presidente e isso foi explicado de forma simples, porém, totalmente compreensível pelo autor.

 Como de costume, eu sempre tiro uma mensagem final de cada livro que leio, e em “A queda de Dilma”, a mensagem que identifiquei foi a que nunca devemos subestimar o outro, que sempre devemos ter muito cuidado com nossas atitudes, que sempre a algo a aprender e que a soberba é uma inimiga perigosíssima. Recomendo esse livro para quem quer entender um pouco mais dessas manobras que todos nós temos acompanhado pelos telejornais nos últimos anos, mas que nem sempre conseguimos compreender.

 Até breve…

signature

4 Comentários

  1. Ótima resenha Lia, apesar de não me interessar muito por livros que abordam questões politicas, achei uma leitura interessante, adoro as suas reflexões finais a respeito de cada livro.

  2. Nesse momento em que o país ta passando e pela sua resenha, creio que esse livro seja uma ótima leitura. Parabéns

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here