A Mentira do Glúten. E outros Mitos sobre o que você come – Alan Levinovitz

4
1092

Sinopse: O escritor busca, através de pesquisas, comparações e levantamentos históricos, derrubar mitos e culturas duvidosas sobre alimentos e alimentações.

Ele propõe ao leitor: Liberte-se da culpa e comece a saborear sua comida novamente, descobrindo a “verdade” sobre o sal, o açúcar, a gordura, o carboidrato e o vilão do século XXI: o glúten.


 Resenha: O Grupo Editorial Citadel, inovou ao publicar, no Brasil o livro A Mentira do Glúten. E outros mitos sobre o que você come, do professor e PhD Alan Levinovitz.

O escritor busca, através de pesquisas, comparações e levantamentos históricos, derrubar mitos e culturas duvidosas sobre alimentos e alimentações.

Ele propõe ao leitor: Liberte-se da culpa e comece a saborear sua comida novamente, descobrindo a “verdade” sobre o sal, o açúcar, a gordura, o carboidrato e o vilão do século XXI: o glúten.

 Tanto quanto sabemos, o glúten não é tóxico para a população em geral. Não causa autismo, ou Alzheimer ou TDAH; não lhe dá barriga de trigo ou cérebro de grão, porque tais coisas não existem.

 Levantando temas baseados em pesquisas cientificas e em fatos culturais históricos, Alan joga luz sobre diversos mitos alimentares generalizados. Lembrando sempre que cada organismo é único e, como tal, não responde universalmente em relação às reações que certos componentes alimentícios causam. Histeria coletiva não resolvem casos específicos. Dietas loucas não emagrecem e o glúten não é o vilão que da vez, como muitos médicos defendem nos dias atuais.

Nesta toada o livro apresenta em seus capítulos temas como Era uma vez uma toxina, Ficção científica ainda assim é ficção, A mentira do glúten, A magia da gordura, A loucura do açúcar, O pecado do sal, Detox dos mitos da nutrição e a sua dieta pessoal a Dieta UNpackedTM .

A obra chega ao Brasil para mexer com verdades absolutas e levantar questões curiosas e muito interessantes sobre os temas citados.

Resenha de Roberta Souza, resenhista e colunista do Arca Literária

4 Comentários

  1. Gostei do livro, depois dessas coisas todas de dietas (inclusive as Dukan), o povo precisa se informar cada vez mais! É mito mas muita gente ainda acha que cortar tanto carboidrato da alimentação é saudável. Leria sim e adorei a proposta do livro!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here