A importância dos Blogs literários para divulgação

0
939

Hoje irei falar sobre a importância de blogs como forma de divulgação para autores e editoras.

O primeiro blog foi criado pelo americano Justin Hall na década de 1994 sob o endereço de www.links.net.

Blogs são páginas da web que possuem conteúdo administrado por pessoas ou empresas e contendo vários temas com texto, imagem, vídeo, gráficos etc.

Podem ser considerados como bibliotecas em formato digital contendo o conteúdo, a experiência e visão dos influenciadores. É visível a situação que diferenciam micromídias de blogs. Como assim? Simples, nas micromídias as ideias são somente e raramente algo mais profundo se é mostrado já nos blogs são desenvolvidas e aprofundadas.

Embora haja um crescimento dos microblogs[1] e outras mídias sociais os blogs continuarão a se desenvolver, pelo fato de a divulgação de conteúdo sempre se expandir. Assim como, novas formas de divulgação já surgem a cada dia mais com o desenvolvimento do marketing digital, ampliando horizontes de quem divulga e de quem é divulgado.

Os principais meios de comunicação utilizados são a televisão e o rádio, apesar expansão da internet.

É notável que livros e a leitura ficam praticamente sem nenhum espaço na TV e em rádios. Ficam relegados a entrevistas esporádicas com escritores, a morte de algum escritor e eventos literários de grande porte como as bienais, e poucos programas de TV em canais abertos que são voltados para essa ala, um deles é o Papo Literário da TV Ceará.

E nesse cenário que surge a importância de Blogs Literários na internet sendo por meio de textos ou vídeos produzidos por leitores e amantes dos livros e até por autores, que servem como o principal meio de divulgação de escritores, resenhas, promoções e discussão sobre os livros.

Para os que querem manter um Blog em pleno funcionamento, é uma tarefa arduamente difícil, pois na maioria das vezes é fruto de trabalhos solitários, onde poucos conseguem algum apoio ou patrocínio, tendo de manter atualizações e muitas vezes arcar com dinheiro do próprio bolso para poder manter um domínio na network.

É graças as divulgações de blogs que autores nacionais conseguem ter seus trabalhos divulgados, assim como editoras terem suas marcas sendo mostradas ao público.

Alguns Blogs Literários, por causa de dificuldades de manter conteúdo, acabaram por ver os seus blogs como um meio de trabalhado para gerar receita, assim, cobrando por serviços de divulgação. Algumas pessoas enxergam como capitalismo, porém, se repararem bem, é um trabalho que merece seu devido valor, por todas as dificuldades que passam na maioria das vezes sem receber nada em troca, nem um feedback de quem está sendo divulgado, mesmo que incentivando as pessoas a descobrirem o prazer da leitura, prestando um serviço de valor inestimável para a cultura e educação.

 

Referências:

http://www.agenciasawi.com.br/blog/a_importancia_dos_blogs/

http://mrnews.com.br/2017/01/22/a-importancia-dos-blogs-para-literatura/

[1] Microblog é uma forma de blog, onde os usuários postam mensagens muito curtas para visualização por meio de uma rede de pessoas. O uso de um blog é considerado “micro” quando permite a inserção de textos de até 200 caracteres ou menos. Fonte: https://www.justaskgemalto.com/br/o-que-e-microblog/

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here