A garota que você deixou para traz – Jojo Moyes

0
609

Este foi um dos livros mais emocionantes que eu já li em toda a minha vida. E olha que não estou exagerando.

Conheci o livro através de um ebook que ganhei quando comprei meu kindle. Iniciei uma leitura alucinada para penetrar o mais fundo possível nesta história. Por que não história?

Sophie Lèfreve é uma mulher jovem, bonita que vê sua vida ser invadida pelos alemãs em plena Primeira Grande Guerra. Seu esposo, Edouard, um pintor apaixonado é enviado para a guerra e após o recebimento de poucas cartas ele desaparece deixando-a a mercê das notícias que recebia de forma incerta por jornais clandestinos.

Sophie e sua irmã tentam manter sua família longe dos absurdas da guerra mas não ficam muito distantes da pior de todas as guerras que é a contra a fome. Isso mesmo, uma cidade invadida por alemãs e que perde todos os seus direitos, inclusive o de viver com o mínimo de conforto e sobrevivência possível.

Muito sofrimento e em nenhum momento ela perde a esperança de um dia reencontrar aquele que seria seu grande amor.

Este livro é sensacional. É narrado em dois momentos distintos, épocas e personagens distintos mas que em algum momento de suas vidas acabam se misturando de forma tão profunda que acabam se confundindo. Confusão tão bem tramada que o leitor não se perde em nenhum momento da leitura.

Foi no momento que descobri este lindo modelo de escrita que eu me apaixonei pelos livros da Jojo Moyes. Fiquei tão presa a história que comprei o livro só pelo prazer de tê-lo em minhas mãos.

Liv, uma linda mulher, viúva e passando os piores momentos de sua vida financeira. Conhece Paul em um momento bem crítico, onde é roubada enquanto estava em um bar e se encontra distante de casa e sem dinheiro, sem celular, sem nenhuma esperança de melhora.

Paul, um coroa, um belo coroa, simpático, companheiro e bem intencionados se oferece para ajuda-la neste momento, a acompanha e acabam indo até o apartamento dele para tentar colocar as coisas no lugares e ligar para alguém que pudesse ajuda-la a voltar para casa. Muitas coisas acontecem na cabeça destes dois. Muitas dúvidas, anseios, questionamentos.

Ele trabalha em uma empresa que investiga o sumiço de obras de artes roubadas na primeira guerra e que brigam na justiça para devolvê-las a seus verdadeiros donos.

Em um momento em que os dois se entregam a um desejo desenfreado Paul da de cara com um quadro que levanta suspeitas e que se encontra no quarto de Liv, bem na cabeceira de sua cama.

Deste momento em diante os dois entram em uma luta constante em busca da história verdadeira daquele quadro. Ela para provar que ele é seu por direito, mas que acaba descobrindo toda a história vivida desde a pintura do quadro até seu desaparecimento. Ele para provar que aquele era o quadro que havia sido roubado e que deveria retornar para a família de sua primeira dona a Sophie.

O desenrolar desta história é emocionante, traz lágrimas aos olhos e seu final é surpreendente!!

Um livro que vale muito a pena ler, sentir e curtir!!

 Resenha de Ceiça Carvalho

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here