A garota Por quem me Apaixonei – Fernando Mello

19
2649

O romance “A garota por quem me apaixonei” do autor Fernando Melllo narra o romance protagonizado pelo jovem casal Tiago e Vitória, já conhecidos do público. Afinal, este romance revela os eventos que deram origem ao namoro e que foram detalhados na trama do livro “Uma Nova Chance”– primeiro livro publicado pelo autor.

Os livros da série, embora trate de um mesmo tema, mantém certa independência entre eles e o leitor que pode optar entre ler os Originais seguindo a ordem em que foram publicados ou ainda, de acordo com o princípio, meio e fim da história.

Aliás, o autor pretende finalizar essa história num último livro da trilogia, ainda a ser publicado.

Após seu segundo livro, a ficcção policial “Sob o Dominio do silêncio”, publicado em 2015 pela mesma Editora Infinito editorial, agora em 2017 o autor Fernando Mello, retoma a trajetória iniciado pelo jovem Tiago, o narrador de “A garota por quem me apaixonei”.

E quem, então é Tiago?

Durante o prólogo, o protagonista faz as devidas apresentações e se autodefine como um adolescente comum, de beleza mediana e com os sonhos e frustrações inerentes a qualquer jovem de sua idade e que, subitamente, se vê imerso na “dor e delícia” que a descoberta do primeiro amor propicia.

Ainda mais quando esse amor surge assim, fulminante – o amor à primeira vista. Amor à primeira vista existe?

Bem, é Tiago que convida ao leitor a decidir sobre isso, ao comentar de forma bastante perspicaz:

“A escolha é sua em crer ou não no impossível”.

Perfeita colocação.

Então, temos o jovem Tiago, de apenas 16 anos (no início da trama) que está às voltas com o conflito familiar gerado pelo segundo casamento de seu pai. A mãe de Tiago é mencionada na trama, de forma não muito explicita e fica subentendido de que a mesma “abandonou” marido e filho.

O pai dele se casa novamente, obrigando Tiago a conviver com Lorena – a madrasta – e agora mãe de seus meio-irmãos Mateus e Lucas.

A convivência entre eles é dificil e antes que se torne insuportável, o jovem convence ao pai em deixá-lo morar com os avós maternos, que o recebem muito bem.

É interessante perceber o carinho na arrumação dos avós para recebê-lo, tanto do pai quanto dos avós que, sem que ele saiba,trocam telefonemas para perguntarem sobre as preferências do neto.

Ao chegar a Resende, para morar com avós numa casa de Vila, Tiago surpreende-se em ver o quarto reformado e repleto de objetos como a colcha do Batmam e computador, deixando claro que ele era muito bem vindo.

Esse aspecto do livro é incomum; apesar de ser um romance YA, isto é, escrito por um jovem autor com assuntos destinados ao público composto majoritariamente por jovens leitores, além de evidenciarem assuntos pertinentes ao universo adolescente, tendem a minimizar a participação de outras faixas etárias para os personagens que, quando existem, assumem um papel secundário ou figurativo.

Isto não acontece em “A garota por quem me apaixonei”.

Ao contrário, neste romance, os adultos da trama, tanto o pai de Tiago, a madrasta e até mesmo os pais da namorada, tem ações que modificam a trama, exercendo uma importante função, trazendo um maior amadurecimento nas relações descritas no livro.

A cidade de Resende-RJ, que serve de ambientação para a trama, é descrita de forma ampla, ao longo das cenas, fazendo com que o leitor sinta desejo de conhecer a Vila, o ambiente tranquilo e arborizado.

Quando Tiago vai morar com os avós, ainda durante os primeiros instantes de sua chegada, a “maluquinha”–  termo a que o avô recorre para referir-se à Vitória – atravessa, literalmente, o caminho do jovem, que se percebe caido de amores por ela, num fulminante amor à primeira vista.

Vitória mora numa das casas da Vila e além de não cair de amores por Tiago, o rejeita desde o princípio.

 Como não bastasse, ainda descobrem serem colegas de turma na escola da região e o destino parece querer dar uma mãozinha para o namoro: O professor os coloca juntos num trabalho em dupla. Agora não terão como fugir da convivência forçada.

É nesse momento que ele percebe que a jovem tem um passado obscuro e um presente ainda mais confuso: divide a casa com os pais e o namorado dela – um adolescente de dificil convívio, envolvido com coisas erradas e má influência para a menina, tão corrompida quanto ele.

O Romance “A garota por quem me apaixonei” tem 200 páginas divididas em Prólogo, 21 capítulos e epílogo.

Ao final o autor sugere um Play List – uma seleção de músicas estrangeiras e nacionais – para o leitor ouvir e ter uma experiência sensorial ao ler a trama, compartilhando as múisicas que serviram de inspiração para o autor durante a escrita do livro.

A letra da música impressa  na Orelha do livro e escrita pelo personagem Tiago para Vitória, existe de fato.

Fernando Melllo compôs letra e melodia da música especialmente para violão (partitura em cifras).

A linguagem simples, direta, sem o uso excessivo de Gírias, torna a leitura deste livro agradável e atemporal.

Um livro para ler, ouvir, viver e relembrar como é bom amar.

E que traz, em seu titulo, a melhor definição para o Livro: Apaixonante!

Resenha de Michelle Louise Paranhos, resenhista do Arca Literária

19 Comentários

  1. Minha esposa chorou lendo Uma nova chance Fernando, você lembra que comentei contigo? kkkkkkk
    Nesse daí quem chorou foi eu de raiva… agora ela quer que eu faça o que ele faz para a garota kkkk
    Parabéns pelo livro camarada.

  2. Quando li Uma nova chance, vi que existe a esperança mesmo quando o nosso mundo está desmoronando em cima de nossas cabeças, que devemos ter força para aguentar, porque uma hora a vida muda para melhor, além da compreensão, do amor ao próximo, do perdão. Uma nova chance dá aquele nó na garganta. E este a garota por quem me apaixonei… é tão lindo, Tiago é um exemplo de homem a seguir, sempre compreensível, humano, companheiro. Onde arranja um desses?
    Fernando Mello você mexe com nossas cabeças!!!!! Porque você criou um personagem tão apaixonante e carismático?!

  3. Sou apaixonada pelo Tiago, eu quero alguém me ame igual o Tiago ama a Vitória. isso sim é amor de verdade. Já li todo e quero o ultimo Fernandooooooooooooooooo!!!!!!!

  4. Ótima resenha.
    Já me instigou a dar uma melhor olhada nos dois livros.
    Vai para a minha lista de livros a serem adquiridos em 2017.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here