A Criança que não aprende – Cosme Damião

0
649

Biografia:  Prof. Cosme Damião e Silva, licenciado em Filosofia com habilitação em Psicologia e História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); pós-graduado em Filosofia Clínica pela UECE em parceria com o Instituto Pakcter do Rio Grande do Sul com especialização na pesquisa teórica da Filosofia Clínica; pós-graduado pela Fundação Universidade Estadual Vale do Acaraú com especialidade em Psicopedagogia Clínica e Institucional; Psicanalista e professor de Psicologia e História no ensino fundamental e médio da rede pública de Fortaleza. Mestrando em Psicanálise da Educação pelo Instituto Antônio Mesquita Parente (IAMP), em parceria com a Faculdade do Norte do Paraná (Facnorte).


Resenha: A experiência com a criação de textos tratando de criança portadora de problema de aprendizagem fez com que o autor se debruçasse sobre essa temática. Esta obra traz em seu bojo pontos de intercessão marcados pela psicopedagogia da intervenção dos problemas de aprendizagem. O autor analisa esses problemas e percebe que a intervenção se faz a partir da identificação do sintoma com os problemas neurológico ou de aprendizagem. O autor evidencia para os profissionais da educação, que a integração harmônica e dinâmica dessas duas áreas esboça relações técnicas que transcendem a objetividade e permitem assim compreender o aprendente em todas as suas dimensões no processo de aprender. Na evolução histórica da psicopedagogia e da neuropsicologia destacam-se os cortes epistemológicos em diferentes formas de olhar, de acolher e intervir nos problemas de aprendizagem e neuropsicológicos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here