A Arte de Inspirar

8
1214

A Arte de Inspirar.

 

Nos dias atuais é muito complicado encontrar algo ou alguém que possa nos inspirar a fazer alguma coisa grande, alguma coisa que faça quebrar paradigmas dentro de nossa própria existência.

Ao mesmo tempo em que esperamos muito das pessoas, pretendendo nos sentirmos inspirados, acontece exatamente o contrário: acabamos nos decepcionando. Infelizmente com uma certa frequência.

É certo que os ídolos atuais não inspiram muitas coisas boas às pessoas que os seguem. Muitos são péssimos exemplos. E nem vou muito longe. Antigamente tínhamos essa inspiração para coisas grandes e belas dentro de nossas próprias casas. Vivemos tempo em que os pais não são mais inspiração para ninguém. Nem para os próprios filhos.

O que é inspirar? É fazer com que outras pessoas vejam, através de exemplos (bons exemplos), e façam o mesmo. Um dos exemplos: Quando Gustavo Kuerten ganhou em Roland Garros, na França, ele inspirou várias crianças a praticarem o esporte, o tênis.

O esporte ainda é uma das poucas coisas que realmente inspiram crianças e jovens.

Mas e aos adultos, no que eles se inspiram?

Em bons exemplos, de caráter, de honestidade, de integridade.

Coisas que estão se rareando ultimamente. Não vemos mais atos de bondade com tanta frequência. Não tanto quanto gostaríamos. Exemplos a serem seguidos estão diminuindo. Todos nós gostamos de nos inspirar, mesmo no menor dos gestos, como ver uma pessoa ajudando uma pessoa com dificuldades a atravessar a rua.

Um senhor desempregado que acha uma carteira cheia de dinheiro e, mesmo necessitando muito, a devolve para o seu legítimo dono. Isso é inspirador. Nos inspira a ser honestos e acreditar na honestidade. Na educação que recebemos em casa.

No mundo de hoje, precisamos de mais pessoas que nos inspirem a sermos grandes. E bons.

Lendo um livro sobre uma moça que, aos 16 anos, conseguiu dar a volta ao mundo em um barco. Ela mesma inspirada por outros navegantes, tão jovens quanto elas e com certeza será inspiração para outros que virão. Pode soar um pouco maluco o que ela fez? Sim, mas quando temos um sonho, o que precisamos não é de pessoas que nos prenda, e sim de pessoas que inspirem a acreditar que o nosso sonho é possível.

Inspirar é isso.

 

Antonio Henrique Fernandes

Colunista

 

8 Comentários

  1. Amei o texto, parabéns. Acredito que sempre existe algo para nos inspirarmos, podem ser poucas mas ainda existem boas ações para servirem de inspiração. O que não podemos é desistir, é deixar de acreditar que sempre haverá algo de bom para nos apegarmos. Penso que precisamos de bons exemplos, mas mais do isso, precisamos ser um bom exemplo para os que estão próximos a nós e para nós mesmos. Para mim inspiradoras são aquelas pessoas que lutam, que tentam ser melhores a cada dia, que não desistem da vida ou de fazer do mundo um lugar melhor.

    • Oi Lia,
      Obrigado. Tudo o que nos rodeia serve de inspiração, basta olharmos com mais cuidado. A despeito do momento complicado que estamos vivendo ainda há bons exemplos que devem ser seguidos.
      bjs

  2. Belíssimo texto! Estamos em uma época tão artificial, onde o que temos tem mais valor do que o que somos que encontrar pessoas que nos inspirem e sirvam de exemplo mesmo que inconsciente, é algo maravilhosos!
    Fora os incentivos, mesmo que muita gente escolha ser escuridão, sempre tem aqueles indivíduos que são luz para iluminar nossos caminhos.

    • Obrigado Samanta,
      sempre temos que buscar inspiração e quem nos inspire, os exemplos existem, mas temos que encontrá-los.
      um abraço,

  3. Texto perfeito e inspirador, realmente precisamos buscar inspiração em pequenas coisas, em pequenos gestos, em exemplos bons…ultimamente quase não temos ou até mesmo buscamos essas inspirações. Aunda bem que tenho ótimas inspirações.

    • Obrigado Vânia,
      precisamos sempre buscar esses bons exemplos que nos servem de inspiração.
      bjs

  4. Ótimo conteúdo Henrique, até inspirou, sério. Têm exemplos de coisas minimas que fazem toda uma diferença.

    • Obrigado Fernando, com certeza temos bons exemplos, mas acredito que precisamos de mais ainda.
      um abraço.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here