A 5ª Onda – Rick Yancey

1
655

A 5ª Onda é um livro de ficção científica onde alienígenas tentam eliminar a humanidade através de um plano muito bem executado para ficar com o planeta. Não é o primeiro e não será o último a abordar esse tema. Mas o faz de forma assustadora.

Em quatro atos, ou ondas, os invasores põem em prática o plano de dominação do planeta: Primeira onda, um pulso eletromagnético acaba com energia, internet, motores. Nada mais funciona. Aviões caem. Na segunda onda, um tsunami elimina boa parte da humanidade. A terceira onda é a pestilência, que varre com milhões de pessoas. Na quarta onda, atiradores, chamados no livro como silenciadores, eliminam os que vagam pelas estradas em busca de abrigo. Enquanto isso, é preparada a quinta e última onda.

É nesse cenário caótico que Cassie, uma garota de 16 anos, faz do resgate de seu irmão  Sammy, de 5 anos,a missão maior de sua vida. Melhor: o objetivo único de sua vida. Isso implica também na salvação do planeta. Uma grande responsabilidade para uma garota que, meses antes do apocalipse, tinha como suas maiores preocupações tirar boas notas em química e conquistar Ben Parish, o garoto mais popular da escola. Num mundo devastado pelas quatro ondas, poucas pessoas vagam pelo planeta. Confiança é algo tão escasso quanto água e comida.  Cassie desconfiou até de seu salvador, Evan Walker, que a resgatou e cuidou dela até sua recuperação total.

Opinião: A 5ª Onda é um livro bem cadenciado, com cortes preciso nos momentos cruciais, intercalando as ações entre Cassie, Sammy, Ben e Evan. A narrativa é feita pela garota de forma emocionante (lembranças da família, do mundo antes das ondas, dos planos interrompidos). Mas há tempo pinceladas de humor. E, como não poderia faltar, um romance , comportado e pueril, daqueles que vimos em várias comédias românticas. A mensagem do livro: confiança. É nesse dilema de confiar, desconfiar, de doutrina e desconstrução que os protagonistas encontram o caminho para combater os invasores. Apesar de previsível, não decepciona. E assusta. Os invasores são extremamente frios. Tratam os humanos como a maioria dos humanos trata os animais: como seres inferiores.

Ponto Positivo: a intrusão, o meio encontrado pelos extraterrestres de preparar o terreno para o plano de dominação.

O Autor: Rick Yancey já escreveu 14 livros, publicados em mais de 20 línguas. Antes de se tornar um escritor de sucesso, trabalhou 12 anos como auditor fiscal. Seu primeiro livro de sucesso foi Confissões de um auditor fiscal. Em 2004 largou o emprego e resolveu se dedicar exclusivamente  á carreira de escritor. Atualmente, mora na Flórida com a esposa e o caçula de três filhos.

Resenha de L.A. Tecau, vídeo resenhista e resenhista do Arca Literária

Um comentário

  1. Essa temática SciFi é realmente encantadora…embora a gente se questione pq os americanos são tão fissurados nisso..kkkk. É interessante tbm o protagonismo dado às crianças…o q tbm pode ser discutido em como a estratégia dos alienígenas era inteligente ao se basear quase q exclusivamente na doutrinação das crianças… o q não difere muito dos planos de dominação mundial de alguns excêntricos da 2ª guerra…como Adolf Hitler.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here