7 Pecados Capitais – Contos Secretos – Rô Mierling (Org.)

3
1469

A antologia 7 Pecados Capitais reúne sete temas bem específicos, distribuídos entre 21 autores, que tiveram a missão de despejar seus contos secretos carregados de pecados capitais. O livro é dividido em partes, e o pecado que abre os trabalhos é o da Avareza.

Avareza – Quatro contos compõe a primeira parte da antologia. O conto   A Boneca, de Jhefferson Passos , mostra a dificuldade financeira de uma mãe que não tem condições de comprar uma boneca “Frozen” para sua filha. Além do pecado abordado, a desconstrução de um clássico da Disney foi uma bela sacada.

A segunda parte de 7 Pecados Capitais aborda a Gula – Ricardo Lohem  nos apresenta um conto cujo tema é a gula, mas quem rouba a cena é a ambição e perspicácia do protagonista. O Erro de Argus é um conto que reúne gastronomia, um pacto e um final surpreendente.

Inveja, na terceira parte da antologia – em Eu quero ser como você, Veridiana, uma prestativa porém insatisfeita enfermeira, tinha muita inveja da popular e talentosa doutora Ana Mara. Tanto desejou que se tornou o objeto de sua inveja. Mas ela não sabia que havia recebido os bônus e ônus da doutora. Belo trabalho da escritora Rô Mierling.

Ira – O Velho do 52, de Roberta Del Carlo, talvez seja o melhor conto dessa antologia. É a estória de um senhor rabugento, morador do apartamento 52, que vivia isolado, frustrado por não ter realizado seu maior sonho: ser um escritor reconhecido. Mas a vida costuma pregar peças. No final, o desejo do velho éi realizado, ainda que de uma maneira muito irônica.

Luxúria – é o pecado que reúne mais contos. Walter Cavalcanti nos joga num ônibus escuro, úmido e cheirando a mofo, onde um psicopata (ou seria um demônio, quem sabe um juiz, ou apenan um enviado de Deus se divertindo um pouco?) percorre uma estrada noturna em alta velocidade, punindo os pecadores das maneiras mais atrozes. Outro conto sensacional dessa antologia.

Orgulho e Vaidade foram colocados na mesma categoria.  Ro  Mierling  assina Victoria´s Secret, um texto que faz um trocadilho entre a marca famosa e a protagonista, a  bela, resolvida e autossuficiente Vitória, que graças a soberba, não teve a ajuda que precisava no momento mais crítico da sua curta vida.

Finalizando o livro com o pecado da Preguiça, Luiggi Steffan nos brinda com O Inocente pecado que mata, um conto que nos leva a uma cidade pequena e estranha, onde a tranquilidade incomum impera há anos.  Caíque resolve investigar o estranho comportamento. Melhor seria ter escutado os conselhos dos moradores e ido embora.

7 Pecados Capitais – Contos Secretos tem 174 páginas. Além dos contos tão diversos, o projeto gráfico do livro é também interessante e agradável. Mais um bom livro da Editora Illuminare.

Resenha de Tecau, resenhista do Arca Literária

3 Comentários

  1. Olá,
    E muito obrigada Tecau
    Fiquei feliz pela resenha e saber que um dos textos que gostou o meu está entre eles.
    É e sempre será uma honra em participar de antologias literárias, pois é sempre um grande desafio.
    Mais uma vez o meu muito obrigada.

    E até mais!

  2. Tecau, fico grato pelos elogios acerca de minha história. Estou trabalhando para elaborar outras boas histórias para os leitores e, assim como meus colegas talentosos que estão de parabéns pelos contos, contribuir para o crescimento da boa literatura nacional. Abraço!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here